quarta-feira, 25 de maio de 2011

HORA DO CONTO - EB1/JI do Carvalhal






A biblioteca Escolar explorou na Escola Básica do Carvalhal, com os alunos do 4º ano de escolaridade, a obra "O Dia em que o mar desapareceu" do escritor José Fanha. Na sala de aula os alunos reflectiram sobre o tema e elaboraram alguns trabalhos que a seguir se apresentam:



O Dia em que o Mar desapareceu

É tão bonito o mar
Com todas as suas cores,
tens de o tratar bem
e respeitá-lo quando à praia fores.

Existem muitos mares
mas todos eles podem acabar,
se não formos rápidos
a poluição travar.

Pedro Santos 4ºC

Um dia o mar rebentou
e uma bomba de água suja largou
Os animais marinhos foram embora
e depressa nadaram lá para fora.

Os responsáveis estavam à vista
e eram os pássaros bisnaus
Pareciam tão mal educados
Que foram enfrentados por bacalhaus.

Mariana
4.ºC



"O dia em que o mar desapareceu"

O meu mar era limpo
Era brilhante e azul
Mais azul que o céu
Era calmo e sereno
Onde os animais marinhos eram felizes...
Mas um dia uma tragédia aconteceu
Uma família de Bisnaus apareceu
E o mar
O azul brilhante perdeu
E a maioria dos animais desapareceu
O mar transformou-se me lixeira
E lentamente foi secando...
Para eu ser feliz
Precisava do meu mar outra vez
Veio a núvem, sua mãe
Que o fez novamente renascer
O azul brilhante foi recuperado
Os animais com mais amigos voltaram
E o meu mar
Voltou ainda mais brilhante e azul.

4º B Escola do Carvalhal

Sem comentários:

Enviar um comentário

DIA MUNDIAL DA SAÚDE ORAL

  DIA MUNDIAL DE SAÚDE ORAL Hoje, dia 20 de março, o Projeto de Saúde do Agrupamento de Escolas de São Lourenço em articulação com a Unidade...